Programação

Terça-feira − 19/02/2013
Aula 1 – 10h30 às 12h00
Princípios Básicos da Meteorologia por Satélite
Dr. Renato Galante Negri – CPTEC/INPE
Princípios físicos do sensoriamento remoto da atmosfera. Descrição da interferência do sistema Terra-Atmosfera no sinal recebido por um satélite. A estrutura de uma imagem de satélite: count, radiância, refletância, temperatura de brilho. Canais espectrais de informação: GOES Imager e Sounder, MSG-SEVIRI, Aqua/Terra-MODIS, NOAA-AVHRR e TOVS. Reconhecimento de alvos: classificação de imagens.
Aula 2 – 15h00 às 16h30
Produtos de Previsão Imediata e Monitoramento da Precipitação por Satélite
Dr. Daniel Alejandro Vila – CPTEC/INPE
Esta aula irá introduzir os produtos de Nowcasting disponibilizados na página do CPTEC/INPE. Estes produtos são úteis para realizar previsão imediata, conhecer o vigor da convecção e monitorar as tempestades severas. Serão introduzidos os conceitos teóricos de cada produto, os procedimentos de acesso à informação e os processos de análise dos diferentes produtos. O curso será composto de exemplos dos produtos disponíveis e permitirá responder às dúvidas dos usuários.
Quarta-feira − 20/02/2013
Aula 3 – 10h30 às 12h00
Radiação Solar e Terrestre e Classificação de Nuvens
Dr. Juan Carlos Ceballos – CPTEC/INPE
A aula descreverá os seguintes tópicos:
- Propriedades radiativas de nuvens e da superfície terrestre.
- Ilustração dos métodos de detecção de diferentes tipos de nuvens.
- Componentes do balanço de radiação no sistema Terra-Atmosfera.
- Estimativas por satélite:
1) Radiação de onda longa emergente no topo da atmosfera (ROL).
2) Radiação solar global e visível à superfície.
3) Saldo de radiação à superfície.
Aula 4 – 15h00 às 16h30
Radiação Ultravioleta e Sondagens Atmosféricas
Dra. Simone Sievert da Costa Coelho – CPTEC/INPE
Esta aula é dividida em duas partes distintas. A primeira parte da aula irá descrever os aspectos básicos associados ao produto de radiação ultravioleta do CPTEC/INPE, e a segunda parte fará uma abordagem teórica dos conceitos envolvidos nas estimativas de sondagens atmosféricas inferidas a partir de observações de satélites.
Quinta-feira − 21/02/2013
Aula 5 – 10h30 às 12h00
Introdução ao sistema GEONETCast
Eng. César Mello – CPTEC/INPE
A aula fornecerá uma visão geral sobre o sistema GEONETCast de difusão de informações ambientais. Adicionalmente, será descrito o satélite de comunicação utilizado para a distribuição de dados para a América do Sul, assim como sua cobertura e os dados disponíveis
Aula 6 – 15h00 às 16h30
Radar Meteorológico
Msc. Jojhy Sakuragi – CPTEC/INPE
O radar é um instrumento de grande importância na estimativa de precipitação. Além de cobrir uma área considerável, fornece a estrutura tridimensional dos sistemas precipitantes, é possível também acompanhar o deslocamento dos sistemas e, quando é necessário, enviar alertas. O objetivo da aula será a descrição dos produtos que são elaborados a partir dos dados volumétricos do radar: CAPPI’s (Constant Altitude Plan Position Indicator) em diversos níveis, PPI (Plan Position Indicator), Echo-Top, Echo-Base, VIL (Vertically Integrated Liquid), MaxCAPPI e Vento.